VIVIAN CACCURI

São Paulo, Brasil, 1986. Vive e trabalha em Rio de Janeiro, Brasil.

Portrait_6_©_Caroline Bittencourt_edited.jpg

Vivian Caccuri vem desenvolvendo uma série de projetos nos quais explora as qualidades culturais, físicas e sociais dos elementos sonoros, proporcionando novas experiências de escuta e percepção. Seu trabalho cria relações entre fenômenos sonoros, o espaço público, arquitetura, a voz e a imaginação por meio de performances, objetos e instalações.

 

Muitas de suas peças são construídas e “afinadas” para serem tocadas como instrumentos musicais e são projetadas para serem ativadas pelo espectador, individual e/ou coletivamente. A artista está interessada na fisicalidade do som especialmente o efeito da baixa frequência (o baixo) no corpo do visitante. Tal caráter performativo do trabalho de Vivian Caccuri também foi explorado através de um projeto chamado Caminhadas Silenciosas, no qual regularmente convidou um grupo de até 20 pessoas para caminharem juntas em silêncio pela cidade, por até 8 horas.

 

O seu trabalho integra as coleções do MAR - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, Brasil e da Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.

OBRAS